Criar uma Landing Page – Porque é importante

Criar uma Landing Page – Porque é importante

Uma Landing Page é uma página/url de um site que apresenta todos os seus elementos voltados para a conversão de um visitante em um potencial cliente, também chamado de “lead”.

De acordo com as definições de Marketing Digital, uma Landing Page é uma página de destino criada especificamente para promover um produto ou um serviço de uma forma simples e directa. É o destino para o qual um visitante é direccionado após clicar num link por exemplo dentro de uma newsletter  ou em anúncios apresentados no Google, LinkedIn, YouTube, Facebook, Instagram ou em qualquer outra plataforma.

Ao contrário das páginas de um website, que normalmente incentivam a navegação e disponibilizam muitas informações para o usuário, as Landing Pages são projetadas apenas com uma função: Fazer com que o visitante complete uma ação específica – seja preencher um formulário de inscrição, fazer o download de um e-book, incentivar a participação do usuário numa promoção por tempo limitado e muito mais. Ou seja, o principal objetivo de uma Landing Page é induzir o visitante ao clique/acção. É por esta razão que as Landing Pages são a melhor opção para aumentar as taxas de conversão da suas campanhas de Marketing e para reduzir o custo de aquisição de um lead ou de uma venda.

Por norma, as Landing Pages apresentam uma disposição diferente das outras páginas apresentadas num website: Elas costumam apresentar um título, uma oferta, um formulário e uma call-to-action, ou seja, um botão que completa a ação – seja de inscrição, download, envio, compra ou subscrição. O objetivo das Landing Pages, como citado acima, é o de limitar e controlar as ações que um visitante faz quando chega à uma página, de forma a direcioná-lo para um objetivo principal, sem outros menus que levam a distracções.

Porque é importante criar uma Landing Page

Ao contrário de um website que normalmente contém imensa informação que leva o utilizador a “perder” o foco, as Landing Pages possuem objetivos bem delineados e de curto prazo, para que que a sua empresa possa alcançar os melhores resultados de forma rápida, simples e direta. Além de aumentar as conversões, melhorar o resultado dos anúncios pagos e gerar novos insights do público, as Landing Pages podem:

Aumentar a credibilidade do seu negócio

Os usuários e visitantes normalmente preferem websites com mensagens claras e objetivas sobre o que está a ser oferecido pela sua marca. Uma Landing Page bem planeada e estruturada mostra a seus clientes que a sua empresa ou negócio sabe precisamente o que ele pretende. Ao visar a objetividade, as Landing Pages são as melhores páginas para a inserir alguns testemunhos sobre os produtos ou serviços oferecidos, e colocar algumas referências aos seus parceiros ou clientes que “compraram” o seu produto ou serviço, ajudando desta forma a aumentar as suas conversões (transformar um visitante do site em cliente).

Dicas para optimizar uma Landing-Page

Conquista em 5 segundos 

Estudos revelam que as Landing Pages devem ser tão apelativas e envolventes para que nos primeiros cinco segundos em que são exibidas aos visitantes estes fiquem conquistados! Utilize um senso de urgência pois isso vai envolver mais o seu visitante. Frases como “Vagas limitadas”, “1ª Consulta Gratuita” ou “Apenas 5 produtos disponíveis” são bons exemplos de como levar os visitantes a uma ação rápida desejada. Se nos primeiros cinco segundos conseguir convencer os seus usuário a agir, então certamente que conquistou a sua fidelidade!

Menos “ruído visual”

É aconselhável que a landing page seja o mais clean possível. Deste modo, a sua landing page não deve apresentar menu de navegação nem links que possam tirar o visitante da página. O visitante deve focar toda a sua atenção no conteúdo da landing page de modo a estar perfeitamente consciente do que lhe é apresentado. Aconselha-se um design simples e sem grandes “floreados”.

Páginas mobile-friendly 


Não descuide a importância que é pensar a sua landing page na versão “mobile” – Landig Page criada para cliente

Cada vez mais utilizamos a Internet através de dispositivos móveis portanto todo o seu website deve estar preparado para ser responsivo e adaptar-se ao tamanho do ecrã em que o conteúdo é apresentado. A sua landing page deve ser totalmente responsiva pois só assim irá conseguir conversões através dos dispositivos móveis. Além disso, páginas que não são responsivas são penalizadas pelo Google.

Testes A/B

Teste A/B são testes que permitem que divida o seu tráfego para testar uma versão original e uma variante. A diferença entre as páginas pode ser o call to action (localização ou cor do botão), as cores ou o layout. Deste modo, através da análise dos resultados, vai conseguir perceber qual é a versão que mais lhe convém e que mais benefícios lhe traz.

Formulários mais curtos e mais simples 

Não seja demasiado invasivo nem peça dados que não sejam realmente necessários. Quando estamos a preencher um formulário que nos ocupa muito tempo e nos pede muita informação, acabamos por perder o interesse e a probabilidade de desistirmos do processo é maior. Coloque apenas os campos essenciais como nome e contacto de e-mail, e telefone (apenas quando for mesmo necessário). Quanto mais pequeno for o formulário, maior é a probabilidade de ter respostas!

Como as Landing Pages ajudam a converter leads em clientes, as páginas de destino são uma peça essencial para extrair o máximo da estratégia de Marketing Digital da sua empresa ou negócio. Estas páginas ajudam a guiar os usuários ao longo da jornada do consumidor, pois elas agem como um estímulo para ação. Cada Landing Page implementada é uma oportunidade a mais para o crescimento do seu negócio e a maioria dos estudos mostra que, quanto mais páginas de destino um site tem, maiores são as chances de conversão, desde que suas Landing Pages não estejam competindo entre si. Para garantir que suas páginas de destino não estejam a competir pelo tráfego, é bom verificar se cada uma delas está segmentada para um grupo demográfico diferente ou se ela incentiva os usuários a completarem ações diferentes.

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