Site da Apple

Site da Apple

A Apple pode-se gabar de ser uma marca completamente à parte de todas as outras em termos de Design. Desde a sua fundação, já nos idos anos 70, que a Apple aposta numa imagem completamente distinta da concorrência. Distinção esta de grande qualidade, sem menosprezar aspectos importantíssimos em termos funcionais em prol da estética. De facto a funcionalidade é sem dúvida um dos grandes trunfos desta marca. Se formos a observar com atenção o seu site e todos os seus produtos, reparamos no carácter simplista de todos os componentes, desde o teclado de computador com o espaço estritamente necessário para caberem as teclas, ao contrário dos ailerons aerodinâmicos que se costuma ver na maior parte dos teclados, a passar pelos computadores portáteis de linhas simples e objectivas, até às próprias caixas onde se guardam os produtos, caixas estas que ao contrário das maioria apetece guardar.

O que marca a diferença no Web Site da Apple e nos seus produtos?

O estilo minimal tão próprio da Apple foi transportado para o seu web site com grande qualidade, pecando por vezes apenas pelos excessos de conteúdos, situação esta muito difícil de contornar em termos de design dada a grande afluência de produtos e informação na sua plataforma online.
Assim que uma pessoa visita o Site da Apple, há um elemento que torna logo todo o aspecto do conteúdo familiar ao utilizador que é a barra de menu. Para bom conhecedor da Apple, associa logo a barra a um portátil visto de lado. Mais uma vez as linhas redondas e cinzentas predominam pelo menu seguindo para todo o resto do site.
Outro aspecto que em termos de marketing distingue a Apple do resto do mercado é o destaque sazonal que costuma fazer aos seus novos produtos. Quando um novo produto é lançado é um acontecimento mundial que cria tanto de entusiasmo como de alguma polémica. Em vez de lançar 5 novos produtos por ano, a Apple é capaz de lançar um único mas voltar todas as atenções para esse mesmo. É o que deduzimos a partir do seu website. Por baixo do Menu aparece uma imagem de grande destaque consoante o produto lançado, seja o ipod, o iphone, o macbook ou o ipad. Neste ponto é preciso salientar que a marca usa o seu site para apresentar os seus produtos Apple e não para apresentar o seu site. Desta forma optou por um design em geral minimal e neutro que não interferisse no aspecto geral dos seus produtos. Desta forma, qualquer que seja o produto apresentado, e quaisquer que sejam as cores vindas com ele por acréscimo ( dentro do equilíbrio estético e do bom senso ) ficarão sempre bem no layout da Apple pois o site foi criado para isso mesmo. Ainda do ponto de vista cromático, é comum neste tipo de sites com imensa informação perder-se o controlo das cores devido à necessidade de acrescentar “thumbnails” na lateral ou na base, para mostrar outros destaques. Tendo cada destaque um grupo de tons, irão decerto entrar em conflito entre eles todos. Isto é um facto que é dificílimo de contornar e o melhor mesmo é assumir esta ideia, no entanto no site da Apple, este conflito é logo amenizado devido mais uma vez à estrutura neutra de base.

Explorando o Web Site da Apple

Se quisermos ter uma panorama geral de todos os produtos basta visitar o menu Mac e temos um “showcase” com os vários produtos(Mac, Ipod, Iphone, Ipad e Itunes), muito fácil de navegar. De uma forma muito rápida, e também devido ao design coerente entre si de todos os produtos, conhecemos muito facilmente a família Apple.
No seu geral este site encontra-se muito bem estruturado exceptuando a nosso ver a zona da loja que parece ter os produtos todos uns em cima dos outros, como se fosse da intenção da Apple de tentar meter na primeira página  o maior número de produtos possíveis, abdicando de uma paginação mais saudável e que respirasse melhor.
Para concluir a Apple sem dúvida marcou e continua a marcar o Design actual e os seus meios de divulgação são decerto um exemplo disso como podemos ter em conta pelo seu website.