Como rentabilizar a minha Loja Online neste Natal

Como rentabilizar a minha Loja Online neste Natal


O Natal está a aproximar-se e com isso, surge a necessidade de captar a atenção das pessoas, para que gastem o seu orçamento, especialmente na nossa loja online.

De acordo com um estudo da Deloitte, este ano portugueses estimam gastar 315€, em média, em compras de Natal, menos 7,1% em relação em 2017 e quase metade, comparando com 2008. Dos 315€ gastos pelo os portugueses, 51% dos gastos será em prendas de Natal e 36% em bens alimentares e bebidas, sobrando 13% para outros gastos.

Sendo esta uma época especial e que por muitas vezes é o momento do ano em que as lojas vendem mais e que é salvação de muitos negócios, o formato digital veio ajudar empresas e negócios a expandir a base de clientes, chegar a vários pontos do país e conseguir melhorar os seus resultados financeiros.

Como rentabilizar a minha loja online neste Natal

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Que tipo de campanhas e incentivos posso fazer neste Natal?

A época de Natal deve ser preparada com antecedência. Se é uma fase em que se vende mais, também é uma fase em que podemos criar campanhas de marketing arrojadas e que podem alavancar potenciais clientes em clientes fidelizados.

Desta forma, a SITE.PT deixa algumas dicas e sugestões para o seu negócio:

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O Black Friday é mundialmente conhecido pelo os preços e promoções associadas. Sendo que os portugueses são dos que mais planeiam comprar em ocasiões neste tipo de ocasiões, criar momentos como este são especialmente importante para criar notoriedade da marca. Não se limite apenas à data, pode e deve criar as “Black Friday” do seu negócio e dar nomes sugestivos, como por exemplo “black weekend”, “black week”. Não só está a trabalhar o marketing, como o branding e oportunidades comerciais da sua marca.

Descontos e ofertas

Os tradicionais descontos e ofertas são sempre apelativos e no Natal, ainda são mais valorizados. Com o crescimento das lojas online, é possível criar descontos personalizados, oferecer um produto extra e incentivar a compras futuras. Vamos a um exemplo: O seu cliente está à procura de uns sapatos e na loja online, o preço passou de 100€ para 65€. Se isto é um fator de atenção e para acelerar uma compra, imagine se o cliente ainda recebe uma palmilha, uma graxa ou até uns cordões suplentes. Não só está a cativar o cliente, como está a aumentar as hipóteses de o fidelizar. E se ele está a comprar um presente de Natal, quem sabe se também não vai comprar um presente para ele próprio!

Vouchers

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Os vouchers personalizados no Natal são um excelente complemento para fidelizar e atrair o cliente. Pensando no exemplo anterior, imagine que o comprar o par de sapatos, é surpreendido com dois vouchers: um voucher de desconto para o presenteado e outro voucher de desconto para quem comprou o presente. São duas potenciais leads que as pode converter e que mesmo com o desconto que oferece, sabe que o pode rentabilizar a longo prazo. Pode enviar por email ou no caso do presenteado, criar um cartão e adicionar na embalagem do par de sapatos, criando ainda mais expectativa e surpresa ao cliente;

Parcerias com outras marcas

As parcerias são cada vez mais usuais no mercado online. Imagine que vende sapatos e que faz uma parceria com um marca de roupa, em que criam packs em conjunto. São situações Win-Win: ambos promovem a marca em canais de comunicação diferentes e o cliente sente que está a comprar uma experiência e não um produto;

Experiências online

No marketing 4.0, os clientes não querem produtos ou serviços, mas experiências e emoções. Com um trabalho de content marketing, procure vender os seus produtos ou serviços com emoção à mistura. Não venda uma viagem a Veneza, mas sim uma viagem de amor e paixão, não venda um par de sapatos, mas sim conforto e qualidade. Com o marketing digital, surge também a experiência online. Prepare o seu site para receber muitas visitas online, compras online e muitas dúvidas e pedidos de ajuda. Simplifique o site e ajude o cliente a encontrar o que deseja. Pode também criar landing pages para produtos exclusivos e promoções únicas. No final, não se esqueça de perguntar ao cliente se gostou da compra e peça a opinião;

Portes de Envio

Os portes de envio são em muitas situações a diferença entre comprar ou desistir da compra. Aproveite o Natal para oferecer portes de envio em todas as compras ou pode limitar acima de um valor mínimo de compra, mediante a margem comercial da sua marca;

Passatempos e desafios online

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O passatempo continua a ser um fator de tração para novos clientes. Gere interesse, engagement nos canais digitais e permite obter potenciais clientes. Os passatempos no Facebook, Instagram, nas Landing Pages e nos próprios websites costumam ter um grande feedback é uma excelente montra para comunicar a sua campanha de Natal;

Programas de fidelização

Um dos grandes objectivos do marketing digital é criar programas de fidelização. Incentive os seus clientes a dar informação, para que o possa conhecer e “dar” o que ele quer. Por exemplo, peça o contacto de email e dê 5% numa futura compra; peça o contacto da pessoa que vai receber o presente e ganhe um voucher; incentive o presenteado a comentar o presente e ofereça um desconto no aniversário. Promova o Social Proof neste Natal e perceba que para além de ganhar financeiramente, está a ganhar socialmente;

Campanhas de Email

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As campanhas de email, dadas como mortas desde há muito tempo, continuam a ter sucesso no marketing digital. Envie algumas promoções para os segmentos específicos, descontos e novidades. Pode também optar por enviar um ebook, como por exemplo, tendências da moda para 2019 e desta forma, está a trabalhar a angariação e atração do seu cliente. Não se esqueça que o email tem um grau de eficácia elevado, quando este é bem segmentado para o público;

Dicas extra

Evite também oferecer muito neste Natal ao cliente, pois ele é sensível e pode ficar mal habituado com a sua marca.

Se tiver possibilidade, use o seu espaço físico e crie uma campanha omnicanal (promover o mesmo produto / serviço / mensagem em diferentes canais) – uma comunicação em conjunto permite evoluir o negócio e ao mesmo tempo, aumentar receitas de ambos os lados.

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