Criar um site no Wix – Sim ou Não?

Criar um site no Wix – Sim ou Não?


Quando pensamos em criar um site grátis, um blog ou uma loja online, após uma pesquisa na internet encontramos rapidamente vários serviços “faça você mesmo” ou “crie um site perfeito em minutos”, sendo que os mais conhecidos são o Wix, Webnode, Shopify e o Weebly.

blank

Será que vale a pena usar o Wix para criar um Site?

Dentro das ferramentas online para criação de sites, a que apresenta maior destaque é sem dúvida ou WIX. Com milhões de utilizadores em todo mundo, este criador de sites de origem Israelita, veio democratizar e tornar acessível a qualquer pessoa sem quaisquer conhecimentos técnicos a possibilidade de criar o próprio site, no entanto quantos sites de referência que convertem visitantes em clientes, realizados em WIX conhece? … possivelmente nenhum!

 

Problemas frequentes relatados pelos utilizadores da plataforma WIX:

“fiz um site rapidamente, mas este não gera contactos!”

“gostaríamos de tornar o site mais eficiente uma vez que consideramos que nossa taxa de conversão é baixa.”

“fiz um site no WIX há mais de 6 meses e ele ainda não aparece no google”

“gostava de ter um site graficamente mais apelativo, de acordo com a identidade da minha empresa pois tive um potencial cliente que comentou que o meu site não lhe transmitia confiança”

“Fiz um site grátis no WIX, mas não consigo usar nem ligar com o meu domínio próprio, para isso tenho que pagar uma subscrição premium, conseguem ajudar?”

“Posso afirmar honestamente que nunca tive um contacto de um potencial cliente através do meu site realizado no WIX, quando procuro pelas páginas do meu site no google elas não aparecem em lado nenhum, foi um desperdício de dinheiro e de tempo”

 

Na SITE.PT, durante 16 anos fomos responsáveis pela criação de mais de 5000 sites profissionais à medida dos nossos clientes, vimos de perto negócios online que começaram com baixo investimento e que se encontram a gerar milhares de euros em vendas, presenciamos muitos erros estratégicos na hora de construir um site e que hoje em dia consideramos serem possíveis de evitar, desta forma antes de arregaçar as mangas e achar que vai ser capaz de construir um site de sucesso por si mesmo, pense  que construir um website é como construir uma casa, você dificilmente terá todos os conhecimentos de um arquitecto, engenheiro e construtores, quando está a construir um site numa plataforma como o WIX, está a tentar fazer tudo por si mesmo, ao inicio até parece estar a funcionar, mas no final o barato pode sair caro e você vai perceber que foi uma perda de tempo.

 

10 razões para NÃO utilizar o WIX para realizar o seu website

 

1 – Pensei que poderia fazer um site grátis, mas afinal não!

blank

Uma das características que o WIX promove é a criação de site grátis. Você pode criar uma conta e sem qualquer custo associado e fará o seu site grátis em minutos, no entanto quando colocar mãos a obra vai perceber que não é bem assim, e afinal o grátis é apenas um “isco” para o atrai-lo para planos pagos/premium. É o chamado “Freemium”, experimenta grátis e paga pelo resultado, ou seja usar o conceito que é uma ferramenta gratuita para atrair o máximo de utilizares possíveis, e depois converter em clientes pagantes com a oferta de mais recursos, sendo que é precisamente neste modelo de negócio que lhe é solicitado vários pagamentos extra, quando você quiser registar um dominio próprio para o seu site (www.omeusite.com), sendo que caso você não faça upgrade para um plano pago, o domínio/nome do site site será algo como (www.meusite.wix.site.com), já imaginou a dificuldade que será dizer alguém o endereço do site grátis que construiu no wix?

 

blank

O seu site fica com um anúncios no topo

Outra das condicionantes ao fazer um site grátis no Wix são os vários anúncios que aparecem no topo de todas as páginas do seu site a dizer: “Este site foi desenhado com o WIX. Crie o seu website hoje.” Ninguém passa credibilidade com um site que tenha este tipo de mensagens, pois demonstra falta de profissionalismo, você perde credibilidade e passa uma sensação de amadorismo quando partilhar o link do seu site.

2 – O seu site NUNCA vai aparecer destacado no google!

blank

Estamos na 1º posição orgânica do google por exemplo na pesquisa por: “criação de site”, nunca o conseguiríamos com um site construído no WIX!

 

Sites realizados em WIX são muito pobres em SEO (optimização para os motores de busca) e dificilmente conseguem destacar-se nas posições orgânicas do Google. Na maioria dos casos para encontrar um website realizado em WIX, você vai ter que colocar o url completo “www.nomedosite…”, caso contrário não o encontrará na listagem do Google.

Hoje em dia ter um site com visibilidade é crucial para que tenha sucesso na internet, para isso é necessário adoptar várias estratégias e boas práticas, sendo que o processo de construção do site a nível de código, quer a nível de estrutura de conteúdos são bases fundamentais para uma boa optimização do seu site.

Não é por acaso que 95% dos nossos websites são construídos com a ferramenta WordPress, pois esta é hoje em dia a melhor ferramenta no que toca à optimização de um site para os motores de busca, com um site bem construído em wordpress, fazendo uso de um módulo de optimização SEO como é por exemplo o “yoast seo“, rapidamente terá o seu site preparado para ser lido e indexado pelo Google. Os motores de busca preferem sites construídos em WordPress devido à sua estrutura de código ser fácil de rastrear comparativamente com sites “faça você mesmo” como o WIX.

A estrutura de links servida através de “Java Script” e o “Seo on Page” muito residual que WIX oferece, não permite esta optimização que conseguimos através do WordPress, e torna os sites realizados em WIX praticamente “ocultos” para os motores de busca.

Outras das razões que faz com este tipo de “construtores de sites” sejam prejudiciais para SEO, é por tudo praticamente ser gerado de forma automática e sem qualquer acesso ao código através de um editor visual, o que irá criar imenso “lixo” de HTML e por consequência afetar a sua posição nos motores de busca.

Por isso se procura promover os seus produtos ou serviços através de um site, opte pelo apoio de profissionais, pois com um site realizado por você no WIX, muito dificilmente irá ver contactos a cair na sua caixa de email.

 

3 – Má experiência de utilizador aliado a um aspecto amador e antiquado

blank

É esta a imagem que pretende transmitir com o seu negócio online?

Quando recorre ao Wix para fazer um Site, aparece-lhe logo centenas de “templates/modelos” de exemplo que você pode usar para construir o seu site. Você fica logo entusiasmado, pois tudo tem um aspecto profissional e começa logo a idealizar como poderá ficar o seu site. No entanto quando começa a meter mãos à obra, rapidamente percebe o resultado final não está tão apelativo e com aquela aspecto profissional que você idealizava transmitir com o seu site.

Você sabe tudo sobre o seu negócio e produtos, é o melhor da sua área, mas quem lhe disse que sabia criar um site e divulga-lo na Internet?

Com certeza que já ouviu a frase “cada macaco no seu galho”, sendo que esta expressão popular nunca fez tanto sentido no que toca a criação de um site, você acha que consegue realizar um site profissional, mas esquece-se que essa não é a sua área, e um bom site, é realizado por web designers e programadores  com vários anos de experiência nesta área, imagine agora pedir a estes profissionais que fossem fazer o que você faz na sua profissão diariamente, acha que conseguiriam fazer um trabalho tão profissional como você? A mesma teoria se aplica quando você quer fazer o seu próprio site no WIX, você fica orgulhoso pois pensa que fez um site profissional, mas afinal não passa de uma “brincadeira” que pode colocar em causa a sua reputação e a imagem do seu negócio.

Quando um website é construído por profissionais, tudo é pensado ao pormenor, desde a hierarquia na colocação dos conteúdos que irá ajudar ao aumento da taxa de conversão de um visitante em cliente, quer no posicionamento nos motores de busca, à harmonização das cores e aplicação da sua identidade gráfica, bem como ao desenho tendo em conta uma boa experiência de utilizador. Quando você está a fazer um site através de um “construtor de sites” como o WIX, você não é um web designer profissional e está apenas a “montar um puzzle”.

 

Veja aqui: Quando custa criar um site profissional

 

4 – Pouco controlo sobre as funcionalidades que pretende no seu site

Vamos supor que o seu negócio tem uma funcionalidade em particular que gostava de ver implementada no seu site. Apesar do wix já ter bastantes recursos extra que pode ir adicionando ao seu site, além de você ter que pagar por esses mesmos recursos extras, muitas funcionalidades não estão disponíveis, e apenas com o apoio de uma equipa profissional você conseguirá adaptar o seu site realmente ao seu negócio.

Por exemplo:

”O Miguel tem um site de transporte de bagagens, em que cobra 10€ pelo transporte da bagagem do aeroporto para o Hotel, a partir da segunda mala o valor é de apenas 8€”

“O Carlos tem um site que vende brindes publicitários, o preço por unidade é de X, na compra de + de 10 brindes o preço será de x-10%”

“A Madalena tem vários apartamentos de aluguer temporário e quer fazer com ligação com o Booking e Airbnb”

Todos estes clientes teriam um problema, pois muito dificilmente conseguiriam ter disponível no seu website uma funcionalidade especifica ao seu negócio. Estamos perante várias condições próprias de cada negócio que apenas será possível programar à medida por um especialista, e como o código do wix é praticamente fechado, será impossível realizar este tipo de personalizações no seu site.

 

5 – Velocidade de carregamento das páginas

blank

Quando um site é construído por profissionais, existe sempre um cuidado na optimização de todos conteúdos que são inseridos no mesmo, nomeadamente a optimização das imagens. Por exemplo, quando você tira uma foto com o telemóvel normalmente ela fica com um tamanho entre os 2 a 3MB, e muitas pessoas quando fazem um site no WIX carregam fotografias sem qualquer tipo de optimização, não tendo experiência técnica para perceber que deve ser realizada uma optimização das imagens antes de as carregar no  website. Apesar do wix já efectuar alguma conversão no tamanho das imagens, não se assemelha a uma conversão manual realizada por um profissional, o que leva a que o resultado final do site seja consideravelmente mais lento.

Além do aspecto em cima indicado, um dos principais fatores que tornam os sites realizados em WIX lentos, é o facto do seus sites serem alojados num servidor partilhado com milhares de outros sites! Quando o seu site está num alojamento web partilhado, como o nome indica os recursos do mesmo são partilhados com outros sites que também se encontram no mesmo servidor, e isto leva a que dependendo do tráfego que existe em cada momento na totalidade dos sites, influencie a velocidade do seu site! Pense num computador, se você tiver um programa aberto é diferente de ter 10 programas a “correr” ao mesmo tempo, quando um site é alojado num ambiente partilhado é como se tivesse dezenas de programas a trabalhar ao mesmo tempo no seu computador, logo irá notar lentidão.

 

Saiba: Qual o melhor alojamento web para alojar um site

 

6 – Feedback Negativo

Através de uma pesquisa em vários portais de queixas online, podemos verificar as centenas de reclamações/queixas de pessoas que realizaram sites no WIX. A reputação é baixa e podemos ainda verificar que praticamente todas as reclamações não são atendidas, o que demonstra que os utilizadores do WIX tem dificuldades em resolver os seus problemas.

blank

Fonte: portal da queixa

 

blank

Fonte: Reclameaqui

 

7 – Falta de suporte e apoio ao cliente em português

blank

Existirá coisa mais frustrante, do que ter uma dúvida técnica ou comercial, e não ter um nº de telefone ou um email directo de esclarecimento? Pois é, se você quer fazer um site grátis no wix, terá de pensar que está por sua conta! Quando clica no menu “suporte” é apresentado uma infinidade de tutoriais que terá que ler/aprender se tiver alguma dúvida, não encontramos qualquer suporte directo em português.

Quando o seu site é realizado por uma agência ou por um profissional, normalmente você terá contacto directo com o gestor do seu projecto e a qualquer momento poderá contactar para tirar dúvidas, trocar ideias, ou simplesmente relatar algum problema que está a acontecer com o seu site, pois o este pode simplesmente parar de funcionar, e com um site realizado em WIX não terá um suporte simples e directo para solucionar o problema.

 

8 – Ausência de singularidade

O seu site vai ser igual a centenas de outros sites que escolheram o mesmo “template/modelo”, o que retirará a singularidade visual do seu negócio online, o que também prejudicará o “SEO” (optimização nos motores de busca) do seu site, pois o google não gosta de sites iguais, podendo por vezes penaliza-lo por “conteúdo duplicado“.

Após escolher o template que deseja utilizar para construir o seu site, também não é possível alterar para outro e você vai ficar sempre agarrado aquele “modelo de website”.

Ao optar por uma agência ou profissional para realizar o seu site este será totalmente personalizado, ou seja, tudo será realizado à medida das necessidades online que pretende comunicar.

 

9 – Não é possível migrar o seu site

Vamos imaginar que está insatisfeito com o seu site, como o WIX utiliza “código fechado”, você estará sempre dependente deste, nunca irá conseguir migrar o seu site ou conteúdos para outro local. Ou seja, caso deixe de pagar a sua subscrição, perderá todos os seus conteúdos!

 

10 – Você apenas está a adiar o inevitável

Por todas as razões mencionadas neste artigo, mais cedo ou mais tarde você vai acabar por perceber que construir um site no WIX não é a melhor solução para o seu negócio, e nessa altura você já perdeu terreno online para os seus concorrentes, tendo em conta que um dos maiores fatores de posicionamento de um site nos motores de busca tem a ver com o seu fator histórico, está disposto a perder todo esse tempo, quando poderia ter investido num bom site construído por uma agência ou um profissional, e estar já a rentabilizar os seus contactos provenientes deste canal online?

Mas eu só quero experimentar o negócio online, por isso decidi fazer um site em Wix…

Esta é talvez uma das maiores razões que leva a maioria das pessoas a fazer um site ou uma loja online em Wix, Webnode, Shopify, Weebly, ou outra ferramenta semelhante de criação de sites.

Por razões maioritariamente financeiras ou de falta de estratégia muitas pessoas decidem testar um novo negócio na internet, então como ainda não testaram a aceitação do mesmo, optam por fazer um site no Wix, ou noutra plataforma de “faça você mesmo”. Grande parte desses sites como nunca irão ter a visibilidade que deveriam, os contactos e as vendas pelo site serão quase nulas, levando as pessoas muitas vezes a desistir de negócios que possivelmente até teriam um potencial de vendas enorme pela internet, caso fossem estruturados através de um website desenvolvido profissionalmente à medida do negócio.

Criar um site no WIX, afinal Sim ou Não?

SIM: Se você não tem qualquer objectivo comercial, se pretende apenas um site para guardar o seu portifólio, fazer um currículo, ou um evento particular onde irá apenas partilhar o link do seu site, então o WIX poderá ser uma solução rápida e económica para o fazer.

NÃO: Se você tem como objectivo divulgar os seus serviços ou produtos online, com um teor comercial associado, por todas as razões em cima enumeradas, não deverá escolher o WIX para realizar o seu site.

Resumindo, o WIX poderá ser uma boa opção para alguns casos, no entanto se pretende criar de um website comercial, com o objectivo de angariação de contactos e clientes online, com um aspecto profissional e de qualidade, procure sempre investir numa agência especializada, pois o retorno a médio e  longo prazo será sempre muito mais vantajoso do que estar a perder tempo com a construção de um site que irá revelar-se completamente ineficiente!

 

Existe alguma alternativa ao WIX para fazer um site por mim mesmo?

Sim! felizmente ao longo do anos fomos explorando os pontos negativos de construir um site numa ferramenta de construção de site por si mesmo, e hoje temos já uma ferramenta concorrente ao WIX que vence a nível de Performance e Optimização nos Motores de Busca.

blank

 

Testar Grátis Criador de Site

 

blank

 

 

O nosso CRIADOR DE SITE foi construído com base em tecnologia de ponta e hospedado na Amazon Web Services, o que nos permitiu superar toda a concorrência em testes de velocidade, desempenho e SEO. Além disso, permanecemos na liderança das métricas de velocidade de carregamento do Google, o que oferece uma vantagem competitiva em relação aos sites criados em outras ferramentas.

Caso procure uma alternativa ao Wix, teste gratuitamente o nosso Criador de Site Inteligente, ou peça-nos um orçamento e converse com um dos nossos consultores, ele esclarecerá todas as suas dúvidas e ajudará a procurar a melhor solução para o seu negócio!

blank

 

Artigo de opinião por Pedro Silva

Construa a sua presença online. Procure o seu domínio.
www.
tld-dominio-pt5,95€
tld-dominio-com5,95€
tld-dominio-net11,95€
tld-dominio-eu11,95€
tld-dominio-org11,95€
Transferir domínio
Info Info