Criar um website responsive | Design adaptativo

Criar um website responsive | Design adaptativo

Porque é importante criar um web site responsive?

Actualização: No passado dia 21 de Abril, a Google actualizou o seu algoritmo, fazendo com que todos os sites que não são “mobile-friendly”  ou seja, compatíveis com todos os dispositivos móveis, descessem no ranking das pesquisas.

A Internet mudou muito nos últimos anos, apresentando novas tecnologias para programadores criarem melhores web sites, mais interactivos, mais rápidos adaptativos. Outra coisa que mudou e muito é como as pessoas visualizam estes web sites, até a uns anos atrás podíamos ter quase a certeza que ao criar um site ele ia ser visto num computador desktop ou portátil, e até podíamos saber mais ao menos qual a dimensão desse mesmo ecrã, agora a realidade está num prisma completamente diferente, obrigando a que nós como  web designers tivéssemos criado uma solução (sites responsive e adaptativos) para estarem preparados para todos os suportes e formatos.

O crescimento dos smarthphones e tablets, principalmente IOS e Android permitiram que qualquer pessoa em qualquer lugar pudesse aceder à internet e fazer o que faz num computador desktop, podem apenas visitar o Facebook ou até mesmo ir ao eBay fazer compras, para terem uma ideia melhor em 2012 10.01% de todos os sites visualizados na internet foram vistos através de um smartphone, e se pensarem na ultima vez que visitaram um website no telemóvel que não estava preparado para tal vão reparar que não tiveram uma boa experiência. O facto ser-mos obrigados a  fazer zoom para conseguir visualizar ou escrever algo é uma grande razão para não aceder mais a esse website no seu telemóvel, e é exatamente isto que um site responsive e design adaptativo melhora, a a sua experiência. Estar num website preparado para ser visto em qualquer dispositivo dá muito mais vontade ao utilizador de lá voltar, caso contrário o utilizador pode muito bem ver o seu website pela ultima vez quando experimenta no seu telemóvel.

Mas esta ideia de criar um website adaptativo não funciona só para resoluções mais pequenas como tablets e telemóveis mas também para monitores full HD ou mesmo televisores. Para perceberem esta parte do design adaptativo ou responsive, vamos mostrar-vos 2 screenshots do youtube, o primeiro com um portátil de uma resolução normal e outra com um monitor full HD:

 

 

Maior Resolução

 

Resolução Normal

Como podem ver o exemplo destes 2 screens, concluímos que o youtube tem melhor aspecto numa resolução normal do que numa resolução maior, em resoluções maiores ele não fica centrado e basicamente ocupa apenas metade do ecrã.

Este lado do design adaptativo também é bastante importante, sendo que este aspecto a maior parte das vezes acaba negligenciado. Segundo estatísticas mundiais 64.6% dos utilizadores usam um monitor maior que o primeiro exemplo, que é de um portátil normal e mostra também que 11% dos utilizadores usam monitores em full HD nos quais por vezes problemas como o que vemos no YouTube podem acontecer facilmente se não tivermos as resoluções maiores em conta.

Recentemente tivemos a oportunidade de criar um web site responsive que fosse completamente adaptativo, e que servisse a todos os consumidores, com este website procuramos adaptar o design a qualquer dispositivo, seja ele um desktop,  portátil, smartphone ou tablet, em qualquer resolução, garantindo desta forma sempre uma boa experiência ao utilizador.

 

Como podem verificar nesta imagem, em todos os ecrãs o website Wine Label Design criado pela nossa equipa, oferece uma boa experiência aos visitantes e é exactamente isso que os websites responsive fazem : permitem a qualquer utilizador ter uma boa experiência no seu website a partir de qualquer dispositivo.

Conclusão

Design adaptativo não é apenas possuir um design que se adapta aos telemóveis aos portáteis e aos tablets da actualidade, mas sim possuir um website escalável que se redimensiona não interessa qual seja a resolução ou dispositivo utilizado pelo utilizador.

Criar um website responsive permite que todas as pessoas que o visitem tenham uma experiência igualmente boa quer seja num iMac de 27 polegadas, num telemóvel com uma resolução de 320*480 ou num tablet como por exemplo um Ipad. A ideia de um site responsive e adaptativo é não deixar ninguém de fora e dar a possibilidade a toda a gente de poder desfrutar da internet onde e como quiser sem ter que abdicar de uma boa experiência.

Por fim, outra das vantagens de possuir um website responsive, é a de que pode abdicar de possuir aplicações nativas para visualizar o site em dispositivos móveis como por exemplo Android e Iphone, pois este já se adapta a estas plataformas móveis, evitando que perca tempo e dinheiro na criação de aplicações nativas individuais para cada um destes.

Pretende obter um orçamento para a criação do seu site responsivo? contacte-nos!