A Sua Loja Online deve aceitar Bitcoin?

A Sua Loja Online deve aceitar Bitcoin?

A Bitcoin, uma moeda digital, está progressivamente a entrar em Portugal e atualmente há opiniões mistas sobre a mesma. Para algumas pessoas é um sistema dúbio, pouco esclarecido e de difícil acesso; para outras é um avanço tecnológico que irá revolucionar as transações bancárias.

O que é realmente a Bitcoin?

Provavelmente tem visto frequentemente o termo Bitcoin e sente-se confuso sobre o que significa. O conceito pode ser difícil de entender, mas resumidamente é uma moeda digital separada dos governos e dos bancos, sem uso de quaisquer meios físicos.
Invés de ser executada através dos Bancos, é desenvolvida através de uma rede na internet que faz uma coleção de todos os registos das transações efetuadas através da Bitcoin.

Esta separação dos bancos significa que a Bitcoin evita as tradicionais taxas que eventualmente aumenta bastante o custo das transações. Invés disso, pode ser transferida diretamente de pessoa para pessoa, de pessoa para empresa ou de empresa para pessoa sem qualquer rastreio ou encargos adicionais.

No entanto, a Bitcoin não é necessariamente um conceito novo. Este sistema económico alternativo foi lançado já há quase 10 anos! Tem ganho mais popularidade em Portugal devido à progressiva percepção das suas potencialidades, aliado ao facto das compras online serem cada vez mais comuns no quotidiano dos portugueses.

Fonte: blockchain.info

A nível mundial o seu uso tem crescido vertiginosamente desde 2015, chegando às 300.000 transações diárias de Bitcoin em 2017. Desde então que este número diminuiu, mas por outro lado o valor total transacionado aumentou!

Se nunca usou Bitcoin anteriormente, há várias ferramentas disponíveis online que ajudam a perceber melhor como a moeda funciona e como esta pode ser adquirida e usada. O Coinmarketcap disponibiliza informações sobre o mercado como o total de moeda em circulação e o valor dela; o Coinbase é uma plataforma que permite comprar e vender a Bitcoin, entre outras moedas digitais.

✔️ Vantagens de aceitar a Bitcoin na sua loja online

 

Já tem uma loja ou pretende criar uma loja online, aceitar a Bitcoin como método de pagamento ser um processo intimidante, mas há inúmeras vantagens por trás.

O pagamento com Bitcoin é processado pelo lado do comprador

As transações com moedas digitais, como a Bitcoin, são iniciadas e processadas só pelo lado do comprador. Isto significa que não há possibilidade de serem acionadas devoluções à loja.  Também significa que a sua loja online não precisa de armazenar as informações do comprador, o que significa que não há possibilidade haver roubos de informação sensível por parte de terceiros.

Transações mais rápidas e sem taxas de processamento

As transações com Bitcoin são processadas imediatamente, isto significa que não há tempo de espera que a transação seja validada pelo Banco e aceite. E, como não há bancos envolvidos, os pagamentos são processados sem taxas e o dinheiro é recebido quase instantaneamente.

Depois de receber o pagamento, este pode também ser trocado instantaneamente para outras moedas, como o Euro, por exemplo. Estas transações fazem-se através de plataformas externas e geralmente cobram uma pequena taxa para processar.

Adiante-se em relação aos seus concorrentes!

Bitcoin é sem dúvida uma tecnologia que veio para ficar. Juntar-se a esta revolução tecnológica irá adiantá-lo em relação aos seus concorrentes.

Oferecer mais formas de pagamento aumenta a oportunidade de chegar a mais potenciais compradores. E, devido à natureza da Bitcoin, será mais um incentivo para aumentar a experiência do consumidor e a sua satisfação consequentemente. Sem mencionar o facto que irá aumentar a notoriedade da marca devido à inovação de aceitar este método de pagamento.

Grandes empresas como a Microsoft, Shopify, Subway, Expedia, entre muitas outras, já aceitam a Bitcoin como forma de pagamento!

 

 

❌ Desvantagens de aceitar Bitcoin na sua loja online

 

Devido à sua natureza, com benefícios vem também contrapartidas. Bitcoin é um método pagamento relativamente novo, o que significa que ainda há imensas questões a resolver relativamente à massificação do mesmo como moeda corrente.

Ainda não está completamente regulado

A descentralização da Bitcoin é tanto uma benção como um maleficio. O facto de não haver uma central autoritária a regular a moeda, faz com que esta tenha o seu valor completamente dependente da procura da mesma, o que a sujeita a jogadas externas como a venda em massa da mesma, também denominada dump.

O facto da moeda ainda não estar completamente regulada, torna também a sua viabilidade futura dependente da aceitação e regulação dos organismos competentes de cada país e das respetivas uniões económicas.

O valor da Bitcoin é variável

O valor da Bitcoin varia constantemente de acordo com varios fatores, sendo o mais proeminente a a procura que existe da moeda. Em 2011, 1 Bitcoin estava avaliado em 9,90 dólares. Atualmente, em Março de 2018, 1 Bitcoin vale mais de 11.000 dólares.

Esta constante flutuação de preço implica ter atenção a várias coisas, nomeadamente a necessidade de ajuste do preço relativamente aos bens e serviços que a loja vende. É preciso também considerar como o pagamento é processado e armazenado, pois se a loja recebe o pagamento numa carteira virtual , é fundamental ter em atenção que, por exemplo, 0.005 BTC num dia pode equivaler a 45€ e passado uns dias valer bem menos.

É preciso também considerar a questão das devoluções. Se um consumidor gasta 0.003 BTC a comprar uma camisola e passado uma semana devolve, deve receber os 0.003 BTC ou o BTC ajustado ao preço correspondente ao valor em vigor? É uma questão que também ainda não tem uma resposta de consenso na comunidade entusiasta da Bitcoin.

No entanto, cada vez mais métodos pagamento integráveis em Lojas Online, como o Stripe, começam aceitar moedas virtuais e certamente conseguirão responder a vários destes problemas anunciados em cima.

👉 Concluindo, deve a sua loja online aceitar Bitcoin?

 

Adotar uma nova tecnologia é sempre um desafio, principalmente quando envolve um assunto sensível como o dinheiro.

Desde 2015 que os pagamentos com moedas digitais se têm tornado cada vez mais populares devido às razões anunciadas acima. O facto de as transações serem quase instantâneas e sem as taxas habituais do banco, têm aumentado a popularidade destes métodos de pagamento.

Se procura como criar uma loja online, o principal a reter é saber o que os consumidores querem. Várias soluções de pagamento têm aparecido recentemente, com diferentes métodos, formas e facilidades para pagar. No final de contas, a Bitcoin é apenas mais uma forma de os consumidores poderem pagar pelos bens que vende na sua loja online.

A Bitcoin está para ficar e adicionar como um método de pagamento extra, aos habituais que já tem na sua loja, irá dar mais possibilidades de pagamento a consumidores que procuram por esta hipótese. Consulte a plataforma de processamento de pagamentos que tem integrado na sua loja e questione como adicionar e como se processa pagamentos por Bitcoin; sendo fundamental que consulte também entendidos em direito para estar a par de todas as legislações e regras em vigor relativamente a este assunto.

Se pretende criar uma loja online conheça as nossas soluções:

 

Solicitar serviço