O que é uma Loja Online Dropshipping e como funciona

O que é uma Loja Online Dropshipping e como funciona


O que é e como funciona o Dropshipping?

Com o sistema dropshipping, a Loja Online faz a venda do produto e envia a ordem da transação para o fornecedor parceiro. O fornecedor faz assim o envio direto do produto em nome da loja, não aparecendo aos olhos do cliente. Aqui a Loja atua como intermediária, sendo responsável pela exposição e divulgação dos produtos, delegando toda a gestão de stock e de envio a um terceiro.

Resumindo o processo:

 

blank

O lucro de uma Loja Online Dropshipping é a diferença entre o preço cobrado pelo fornecedor e o preço anunciado pela mesma aos clientes no seu site.

Este sistema é ideal para empreendedores que desejam começar o seu próprio negócio na Internet sem ter que arriscar comprar stock, e de facto tem se popularizado dessa forma. No entanto há alguns cuidados a ter, leia todas as vantagens e riscos a seguir:

Vantagens das lojas dropshipping

 

  • Não precisa acumular stock

Esta vantagem é na verdade a maior premissa do conceito em si, o facto de não ter que guardar stock! Como os produtos ficam do lado do seu fornecedor, não necessita de estar a acumular produtos, tendo assim gastos com armazenamento e embalamento, sendo que posteriormente também não terá que perder tempo com operações desse género.

  • O investimento é menor

Como não necessita de acumular stock, o investimento também é significativamente menor. Com uma Loja Online com o sistema dropshipping, o produto apenas é enviado para o seu cliente, pelo fornecedor, após este fazer o pagamento do mesmo no seu site. Deste modo não precisa pagar adiantado pelos produtos na expetativa de os puder escoar ou não.

  • Variedade de Produtos

Devido à facilidade de encontrar e comunicar pela Internet com um número infindável de fornecedores das mais variadas áreas de negócios, consegue garantir produtos de quaisquer partes do mundo! Como está em contacto direto com os fornecedores, pode adquirir produtos novos e inovadores da sua área de negócio mal estes saiam no mercado.
Pode inclusive ter vários fornecedores no seu site, conseguindo assim oferecer um enorme leque de produtos de todas as partes do mundo; diretamente da sua casa!

  • Flexibilidade

Como não tem que tratar da gestão dos produtos e das encomendas, pode operar o negócio apenas com um portátil ou outros dispositivo móvel a partir de qualquer lado. De facto, há inclusive lojas online de dropshipping que implementam sistemas automáticos de reencaminhamento dos pedidos para os fornecedores: deste modo as pessoas compram no seu site, o fornecedor recebe a nota de encomenda e envia para o seu cliente; pode estar a dormir e a fazer dinheiro!

  • É mais fácil escalar o seu negócio

Se tiver uma empresa tradicional sabe que se o negócio dobrar de tamanho, consequentemente também necessitará de dobrar o investimento para acompanhar esse crescimento. Já no caso de uma empresa online que funcione com o modelo dropshipping, será mais fácil manter os custos diminutos pois nunca terá um aumento de investimento com produtos ou mesmo com o processo de envio dos mesmos.

 

blank


Riscos do dropshipping

 

  • Tempo de Entrega

Dependendo do nicho de negócio que quer apostar, verifica-se neste momento que a maioria dos fornecedores estão situados no continente asiático, o que pode implicar uma lentidão nas entregas. É necessário ter atenção a onde se situa o fornecedor e qual o tempo de entrega prometido pelo mesmo, bem como ser claro com o cliente sobre quais são os prazos expectáveis para receber a sua encomenda.

No entanto, hoje em dia já existem cada vez mais fornecedores europeus que podem agilizar este processo, por isso é essencial que pesquise bem e escolha os fornecedores certos.

  • Condição e Indisponibilidade dos Produtos

Como o stock e a gestão dos produtos que vende está dependente de terceiros, é essencial que se assegure que as condições e a qualidade do mesmo são aquelas que é prometido na sua loja. É necessário ter a certeza que o fornecedor que escolheu envia os produtos certos e de forma correta; lembre-se que aos olhos do seu cliente o fornecedor é invisível e os produtos chegam como se tivessem sido enviados diretamente da sua loja, portanto qualquer erro irá ser atribuído a si e deverá ter que estar preparado para lidar com reclamações que possam existir.

  • Competição Elevada

Muitas vezes há fornecedores que servem inúmeras empresas que competem nas mesmas áreas de negócio e consequentemente entre si. Como o produto é o mesmo, é necessário criar uma loja online dropshipping otimizada e que funcione bem, junto com uma boa estratégia de comunicação e marketing de modo a diferenciarem-se dos outros e conseguirem uma quota de mercado satisfatória.


Como começar um negócio de Dropshipping? 

 

blank

 

Para começar a sua Loja Online Dropshipping, em primeiro lugar é preciso abrir actividade comercial. A larga maioria dos fornecedores só apresentarão as tabelas de revenda e negociarão consigo se tiver legalmente uma empresa ou actividade comercial aberta, fale com o seu contabilista sobre qual o melhor enquadramento legal para si.

Posteriormente é necessário começar a tratar da parte mais fundamental da criação de loja dropshipping: a escolha do fornecedor. Como referido anteriormente, é fundamental que tenha um fornecedor confiável, que cumpra com aquilo que promete e que esteja habituado à prática do dropshipping.

Lembre-se que aos olhos do seu cliente o fornecedor é invisível e portanto algum problema do produto, ou na entrega do mesmo, será problema seu! Como então evitar problemas e escolher fornecedores confiáveis? Leia a seguir.

Como escolher um fornecedor dropshipping

Escolher o fornecedor certo para o seu negócio não tem que ser uma tarefa árdua, há alguns passos e dicas que ajudam nesse processo;

  • Pesquise no Google

Pesquisar no Google é de facto a forma mais óbvia e fácil, no entanto é necessário ter em atenção a alguns aspetos quando o fizer, nomeadamente:

– Pesquise em Inglês pois será raro o dropshipper que estiver localizado em Portugal ou que falará na nossa língua, então é essencial que domine o inglês para estabelecer contactos e encetar negociações. Use termos de pesquisa como “dropshipping of X”, “warehouse”, “retailer”, “wholesaler” ou “supplier”, por exemplo (onde X é tipo de produto que pretende vender, por exemplo se quiser criar uma loja online dropshipping para vender capas de telemóvel, uma sugestão de pesquisa no google seria: “mobile case drop shipping supply”).

– Faça uma pesquisa em profundidade, vá além da primeira página do Google. A maioria dos fornecedores não têm atenção em trabalhar o SEO, (técnicas de rankeamento nos motores de busca), de modo que o fornecedor certo para si poderá estar escondido na 4º, 5º, 6º página de resultados. Analise o máximo de resultados possíveis de modo a poder comparar e fazer a decisão mais acertada.

– Não avalie a qualidade do fornecedor pelo seu website. Os fornecedores normalmente têm sites pouco apelativos e com um design fraco, no entanto isso não significa que não sejam credíveis e portanto uma boa aposta para o seu negócio. Não deixe que o aspeto do website o assuste, pesquise sobre o mesmo, procure por opiniões, encete negociações…

  • Pesquise em diretórios online

Os diretórios online são bases de dados de fornecedores com o intuito de facilitar a busca por quem pretender começar uma loja de dropshipping. Estas informações estão normalmente organizadas por categorias (roupa, perfumes, tecnologia etc), apresentando descrições úteis sobre cada fornecedor.
No entanto, a larga maioria destes diretórios são pagos, tendo que se pagar para aceder às listas ou para poder contactar com um fornecedor.

Não sendo absolutamente necessários para encontrar o seu fornecedor, a verdade é que facilitam imenso a sua procura e portanto cabe a si decidir, consoante a sua área de negócio e as pesquisas ou as informações que já tem, se o eventual custo compensa.

Diretórios de fornecedores dropshipping

•  Aliexpress
•  VidaXL (casa, jardim, acessórios)
•  Dreamlove (produtos adultos)
•  Nova Engel (produtos beleza)
•  Bigbuy
•  btswholesaler
•  Banggood
•  TopTenWholesale
•  Printfull
•  Salehoo
•  Doba

É necessário ler bem o modo de funcionamento e os custos associados de cada respetivo website, alguns permitem inclusive comprar diretamente por lá como se tratasse de um mercado online!

  • Visite feiras e eventos da sua área

Frequentar Feitas e Eventos especializados da sua área de negócio ainda é uma excelente forma de encontrar fornecedores para a sua loja de dropshipping. Além de lhe permitir estar perto das novidades e conhecer sobre o melhor do que se faz na sua área, irá conseguir contactar pessoalmente e diretamente com os grandes fornecedores, podendo conseguir ter acesso antecipado a produtos, promoções especiais ou acordos que de outra forma não conseguiria.

 

Confira: 7 Vantagens em criar uma Loja Online para o seu negócio

 

Como criar a minha Loja Online Dropshipping?

Determinada a área do seu negócio e os fornecedores que irão ser responsáveis pelos produtos, o passo a seguir é encontrar uma empresa para criar a sua loja online.

É essencial que contrate uma empresa com experiência comprovada em desenvolver e lidar com lojas online com sistema dropshipping pois as mesmas requerem cuidados específicos para funcionar a 100%, nomeadamente a integração com os fornecedores, a gestão de stocks, pagamentos, logística, entre outros aspetos.

Na SITE.PT temos vários anos de experiência a criar lojas de dropshipping em Portugal, desenvolvendo sistemas completamente funcionáveis que geram constantemente vendas aos nossos clientes!

Veja algumas das lojas com sistema dropshipping que desenvolvemos recentemente:

blank

Vantagens em contratar a SITE.PT para desenvolver a sua loja de dropshipping:

 

• Experiência de mercado

Ao longo dos últimos anos já desenvolvemos dezenas de lojas online para os nossos clientes, que nos permitiu experienciar quais os modelos de sucesso e quais aqueles que levam um negócio a fracassar, sendo que hoje em dia é mais fácil identificar e precaver logo à partida vários obstáculos que possam surgir, tomando decisões mais acertadas relativamente à estratégia de negócio que o cliente pretende adoptar.

• Integração com Fornecedores

Já desenvolvemos inúmeras lojas com sistema de dropshipping, fazendo a ligação com inúmeros fornecedores das mais variadas áreas de negócio. Deste modo garantimos sistemas automatizados que funcionem a 100% e garantam a ligação entre as encomendas dos seus clientes e as expedições dos seus fornecedores!

• Gestão da sua Loja

Disponibilizamos, e damos formação, um painel de administração intuitivo e completo para que possa fazer a gestão da sua loja online dropshipping sem quaisquer problemas.
Poderá alterar produtos e categorias, gerir as suas encomendas, contactar clientes, entre outros.

• Especialistas em Marketing Online

Com a ajuda dos nossos especialistas em marketing online, oferecemos todo apoio e sugestões necessárias para o arranque e impulso das vendas na sua nova loja online. Juntamente consigo traçamos uma estratégia online no sentido de lhe gerar visitas e vendas para que consiga evoluir rapidamente com o seu negócio.

 

Na hora de fazer a sua Loja Online Dropshipping não complique, escolha uma equipa profissional!

blank

Construa a sua presença online. Procure o seu domínio.
www.
tld-dominio-pt6,95€
tld-dominio-com6,95€
tld-dominio-net11,95€
tld-dominio-eu11,95€
tld-dominio-org11,95€
Transferir domínio
Info Info