O que é o PHP?

O que é o PHP?

O PHP (Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de programação open source, uma das mais utilizadas atualmente, não só por desenvolvedores que fazem sites de raiz, como por cms (content management system / sistemas de gerenciamento de conteúdo) como o WordPress.

O PHP fica embutido dentro do html ou vice-versa estando delimitado por instruções de processamento, as chamadas TAGS de início e de fim <?php código ?> é desta forma que sabemos qual o código PHP e o código HTML.

O que distingue o PHP de outras linguagens como o javascript, é que esta última corre do lado do utilizador, dando para visualizar o próprio código javascript, enquanto que o PHP corre do lado do servidor enviando apenas a informação já tratada para o navegador do utilizador, podendo criar diversas páginas automaticamente, também porque tem a vantagem de ter acesso a bases de dados como a mysql onde pode ir buscar informação para as diversas páginas, desta forma o utilizador não consegue ver o código PHP, nem saber se o site utiliza realmente esta linguagem.

Esta linguagem é extremamente simples para um iniciante, mas com as potencialidades que um programador profissional procura e necessita.