O meu Site não aparece no Google – O que fazer

O meu Site não aparece no Google – O que fazer

É importante perceber que é normal que o seu site ainda não apareça no motor de pesquisa Google, pois de acordo com o algoritmo, tecnicamente não existe forma de indexar um site no Google de forma imediata, sendo este um processo gradual controlado pelo seu rastreador, que varre a internet e vai catalogando os milhares de novos sites que vão sendo publicados diariamente. Assim, o tempo médio de indexação pode rondar alguns dias até várias semanas após a publicar o site.
A nossa sugestão é que aguarde pelo menos uma semana antes de confirmar que o seu site não aparece na listagem do Google, caso continue sem encontrar o seu site não desespere, pois existem algumas práticas básicas que pode implementar para que o seu site seja visto e apareça mais rapidamente na listagem do google.

Para saber se o o google já rastreou o seu site, faça uma pesquisa na barra de pesquisa por:

Não coloque espaços entre a palavra (site) o nome do seu site. Uma pesquisa por site:onomedomeusite.pt funcionará, mas o mesmo não acontecerá com site: onomedomeusite.pt

 

Como fazer para o meu site ficar visível no google?

Se o seu website está pronto para ir online, ou já o publicou e ele ainda não aparece na pesquisa do google , saiba que podem existir alguns fatores que pode implementar e fazer a que o site fique visível assim que alguém faz uma pesquisa no google.

Caso o seu site tenha sido construído pela equipa da Site.PT, muitas das características que iremos abordar de seguida já foram aplicadas ao seu site, pois ao contratar um site com a nossa agência garante à partida uma optimização base do seu site para os motores de busca. Desde a configuração técnica dos conteúdos, à otimização técnica do site, bem como em questões de segurança e velocidade.

No entanto não só é necessário que tecnicamente o seu site esteja bem construído, mas também é importante aplicar alguns procedimentos internos e externos ao seu site, que vão ajudar o motor de busca Google a encontra-lo de forma mais rápida.

Em baixo deixamos uma listagem das melhores práticas para fazer com que o seu site fique visível ao google. Comece a destacar-se da concorrência e faça com que os visitantes que chegam ao seu site após uma pesquisa no google se transformem em clientes.

 

Questões técnicas base a implementar ao nível do site:

 

  • Titulo da Página inicial do seu site

O titulo da página inicial do seu site deve ter a palavra-chave do seu endereço/domínio.
Por exemplo: se o seu domínio é “canalizador24.pt” o titulo da sua página inicial deveria ser: Canalizador24 – Serviço de Canalização 24h


 

  • Conteúdos do seu site 

Os textos que você inseriu no seu site, por exemplo o texto de apresentação da sua empresa ou algum titulo em destaque na sua página inicial, deverá deve ter a palavra-chave com o nome do seu site.

  • Verifique se o seu site tem sitemap (mapa do site) 

O sitemap é um mapa do site que lista todos os URLs/Páginas do seu site. Este ficheiro é importante, pois devido á sua estrutura é mais facilmente encontrado pelo rastreador do google.

Para verificar se você tem este ficheiro criado corretamente, basta digitar “/sitemap.xml” à frente do nome do seu domínio, por exemplo

https://www.nomedoseudominio.pt/sitemap.xml

nota: Caso tenha construído o seu site com a site.pt, não necessita e se preocupar pois é-lhe assegurado à partida a configuração do sitemap. Se por ventura construiu o seu site por si mesmo, numa plataforma por exemplo como o wordpress, aconselhamos a instalar a versão gratuita do módulo/plugin “Yoast Seo” que irá ajudar a criar um sitemap para o seu site.

 

  • Verifique se tem o site bloqueado aos motores de busca

Bloquear o site aos motores de busca com a tag noindex é um procedimento normal que se começa a criar um website.  Esta funcionalidade comunica ao google que ainda se encontra a construir o site e que sua página está fechada e ainda não pretende “indexar” a mesma. Caso o seu site foi desenvolvido com a Site.PT não precisa de se preocupar com este ponto, por outro lado se o seu site foi desenvolvido por si ou por outra entidade, queira verificar se a tag noindex foi removida e o seu site já está visível aos robots da google.

 

 

Questões técnicas base a implementar externamente ao seu site:

 

  • Adicione url no google

Aceda aqui para adicionar o url do seu site no google. Esta é uma forma rápida de dizer ao Google que o seu site existe.

 

  • Adicione o seu site à consola de administração do google

A consola de administração do google é uma ferramenta que a google oferece que ajudam a avaliar o desempenho de pesquisa do seu site. Aceda a esta ferramenta através de um email “gmail”, e adicione o endereço do seu site.

 

  • Crie um Google business

Crie uma conta no Google My Business, preencha a ficha com as informações da sua empresa e insira o seu website na sua ficha.

 

  • Partilhe o url do seu site

Envie um email à sua família, amigos, clientes, fornecedores, etc a anunciar o seu site. Partilhe o link do seu site na sua página de facebook ou linkedin. Quantos mais locais você conseguir partilhar o seu link, mais rápido o google vai chegar a ele e isso levará a que o seu site seja mais rapidamente encontrado.

 

Caso você não aplique algumas destas técnicas, ainda assim é possível que o seu site apareça no google depois de algum tempo, no entanto o conjunto de dicas apresentadas vão ajudar a catalogar o seu site mais rápido do que é normal.

 

Como aparecer de imediato nas primeiras posições do Google?

Para fazer com que que o seu site apareça nas primeiras posições do google de forma imediata, só é possível com o serviço Anúncios Google Adwords, em que define um orçamento diário para promoção do seu site no Google; basicamente indica ao Google com que palavras quer que o seu site apareça e quando alguém fizer uma pesquisa com essas palavras-chave, o seu website aparecerá destacado no topo dos resultados, com o texto que pretender. Isto garante a máxima divulgação do seu site de forma imediata.

Ao investir em google Ads, também fará com que o google chegue mais rápido ao seu site, e ajudará na indexação orgânica (não patrocinada) do mesmo, pois está a levar utilizadores ao seu site e isso faz com que o google o encontro mais rapidamente e lhe confira mais autoridade.

 

Pretende ajuda com a criação de campanhas google ads, clique aqui e saiba como podemos ajudar.

O seu site continua sem aparecer no google ou tem dúvidas sobre como pode melhorar o posicionamento do seu site, contacte-nos.

Site.pt

Nº1 na Criação de Sites Profissionais em Portugal

Se necessita de um Web Site ou uma Loja Online com design e um aspecto profissional, confie numa equipa líder e especialista na Criação de Site.

Registar Domínio

Registo de domínio .PT ou .COM em apenas 5 minutos!

www.