Pandemia, crise com oportunidades de negócio

Pandemia, crise com oportunidades de negócio


Nas últimas semanas o mundo dos negócios ficou virado do avesso, com muitas empresas a fecharem as portas e a serem obrigadas a enviar as equipas de trabalho para casa (como é o nosso caso). Sendo que nós (SITE.PT) somos uma empresa com processos de produção praticamente digitais, pois todos os serviços que prestamos aos nossos clientes são online, com certeza que vamos continuar a oferecer um serviço de proximidade e qualidade aos nossos actuais e futuros clientes, sendo que nossa política de suporte e apoio ao cliente permanecerá inalterado e com tempos de resposta iguais aos anteriores.

Mas o que irá acontecer aqueles negócios que dependem do seu espaço físico e que não têm um canal online fortalecido? O que irá acontecer aos funcionários que não estão habilitados a trabalhar com ferramentas online a partir de casa, ou aos seus clientes que procuravam os seus produtos e serviços à porta do seu estabelecimento e que agora está fechado!

Esta é a altura de começar a ponderar medidas de cooperação entre os seus colaboradores e crescimento online da sua empresa para que todos se sintam integrados. Mostre mais interesse na sua equipa e ajuste o seu discurso ao home-working. Uma mensagem de bom-dia por email ou whatsapp ou um desafio semanal para manter a equipa motivada, assim como aproveitar para escutar o que eles têm para lhe dizer sobre o que poderão fazer para melhorar no futuro. Ajuste o seu discurso e torne-se mais presente.

Não se esqueça também de manter os seus clientes actualizados através de uma newsletter semanal ou por via das suas redes sociais. Estar a trabalhar em regime home-working não significa que a empresa está fechada.

Como encontrar oportunidades na crise? (com exemplos)

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Nosso cliente | Raclac.pt

Desde cedo que a Site.PT faz parte do crescimento online desta empresa de Famalicão, da construção do seu website à implementação de todo o sistema de comunicação de Emails e suporte IT especializado.

Mesmo existindo uma relação entre este esta epidemia e os bens essenciais produzidos pela Raclac.pt, que leva a um exponencial de vendas durante esta época de “crise”, este nosso cliente desde 2015 que vem a apostar na sua comunicação online e metodologias internas de comunicação, que lhe permite neste momento exportar os seus produtos globalmente.

Com um crescimento de 2000% de pedidos e visitas ao seu website nas últimas semanas, e para que não existissem falhas e quebras devido a este aumento anormal de tráfego, foi também importante garantir uma boa infra-estrutura ao nível do servidor de alojamento web para assegurar a velocidade do site e a normalidade do funcionamento das comunicações via email.

É neste sentido que antes de querer promover o seu negócio na internet e aumentar as suas vendas, deve fazê-lo sempre em sintonia com uma empresa que lhe preste um apoio sustentado, e que lhe dê garantias de escalabilidade.

 

É tempo de adaptar e criar alternativas

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“AVISO ⚠️ Novo serviço temporário ⚠️ Atendendo à grave situação de saúde que o mundo atravessa e ao plano de contingência sugerida incrementamos CONSULTAS NÃO PRESENCIAIS a quem não se quiser deslocar às nossas instalações.”

Um dos nossos clientes, Dermaribas – Doutor Fernando Ribas, uma clínica de excelência que trabalha na área da Dermatologia e que conta com uma dezena de Médicos especializados, viu o seu trabalho completamente condicionado com as medidas de contenção aplicadas, visto que nesta área o contacto directo com os clientes seria inevitável.

Qual a alternativa que foi encontrada? A implementação de uma solução de consultas online, onde os médicos podem observar os seus pacientes através de uma video-chamada e podem assim fazer uma pré-avaliação dos problemas!

 

 

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Ikea encerra todas as suas lojas e aposta nas vendas online!

O gigante retalhista IKEA, foi uma das empresas que teve que fechar as suas portas por causa da pandemia do coronavírus.  No entanto a cadeia Sueca conta com um previsível aumento das vendas online durante esta fase.

“Durante as próximas semanas, a IKEA irá assegurar a melhor experiência possível para os seus clientes através do site IKEA.pt, ao mesmo tempo que prepara as lojas para a sua reabertura.”

 

O meu negócio tem pouca representação online, o que devo fazer?

Esta é uma excelente oportunidade para começar a pensar como poderá divulgar os seus produtos e serviços online e agarrar novas oportunidades que daí surgirão. Desenvolva os seus planos que poderiam estar fechados na gaveta e aproveite esta fase para os lançar.

Crie um novo site ou uma loja online

Ainda não tem um site adaptado ás necessidades do seu negócio? Possui um website desactualizado que não está sequer optimizado dispositivos móveis (sabia que mais de 75% das pessoas acedem aos sites a partir do telemóvel e que o google já penaliza quem não tem um site bem optimizado para estes dispositivos?).

Se tem produtos ou serviços que se conseguem vender pela Internet então aproveite para criar uma loja online, esta é uma excelente oportunidade para o fazer. Agarre o tempo que tem e prepare-se para fazer acontecer.

Conheça também: As vantagens de ter uma Loja Online

Crie ou actualize as redes sociais da sua empresa

Há quanto tempo não coloca uma noticia no facebook ou no linkedin da sua empresa? As redes sociais são formas rápidas de chegarmos aos nossos clientes e parceiros, crie conteúdo, mostre que apesar de ter as portas fechadas a empresa está “viva” e com dinamismo, faça com que os seus actuais e futuros clientes não se esqueçam de si!

Conheça o nosso serviço: Gestão de Redes Sociais

Não se esqueça também de manter os seus clientes actualizados através do envio de uma newsletter, por exemplo a promover que futuramente os seus clientes já vão poder fazer as suas encomendas directamente online através do seu novo website!

Renove a imagem da sua empresa

É conhecida a importância que uma boa imagem fornecem no impacto comercial que cria com os seus actuais e futuros clientes, já pensou aproveitar esta fase que atravessamos para renovar o branding/imagem da sua empresa? Imagine quando voltar a abrir as portas e surgir com uma imagem renovada o impacto que isso causará nos seus colaboradores e nos seus clientes.

Já conhece a Logotipo.PT ? Veja o que pode fazer pelo seu negócio: https://www.logotipo.pt/

 

Já vendo pela Internet, o que devo fazer?

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Na imagem: Relatório de vendas de um dos nossos clientes, que viu as suas vendas online diárias aumentarem consideravelmente depois da entrada da crise

 

Quando os outros abrandam pode ser uma boa altura para acelerar e ganhar espaço no mercado!

Nos últimos dias tem sido um dominó de clientes a solicitarem a “suspensão” temporária das suas campanhas de marketing digital que são geridas diariamente pela nossa equipa.

“A partir de hoje e devido a esta indefinição futura relativamente ao nosso negócio online, gostaríamos de suspender todas as campanhas google que temos ativas”

Numa altura de grande sobressalto e indefinição relativamente ao futuro, é normal que a nossa primeira reacção seja emocionalmente retraída, no entanto não será esta a melhor altura para você apostar ainda mais nas vendas online (pois até o pode fazer a partir de casa)? É importante entender que devido à quarentena de precaução imposta, cada vez mais pessoas vão comprar online, e poderá surgir oportunidades únicas de venda ao seu negócio. (nota: até à data de hoje sabemos que não existe ainda qualquer problema com entregas feitas pelas transportadoras)

 

Tem dúvidas como pode aproveitar a crise para vender ainda mais online? Fale connosco!

A sua ideia de negócio ou aquele projecto pessoal

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Muitas vezes com a azáfama do trabalho diário que estamos inseridos, desligamos do mundo exterior e interior. Por vezes temos algumas ideias para projectos pessoais e de negócio que rapidamente se desvanecem ou por falta de tempo ou porque simplesmente não é a altura certa para colocar em prática. Todos temos um projecto que gostávamos de desenvolver, criar um blog ou uma loja online dropshipping, um canal de receitas no youtube ou mesmo uma ideia para uma aplicação para telemóvel que sempre guardamos segredo, esta talvez seja a altura certa para por mãos à obra e dar vida ao seu projecto pessoal.

Altura propícia para parar, pensar e planear.

Vivemos na era da informação digital e é aqui que hoje devemos ter o nosso foco de atenção e concentrar os esforços para que o nosso negócio cresça e ganhe notoriedade para que no regresso à normalidade o possa fazer com força, tranquilidade e segurança, tendo já novos projectos no horizonte.

Prepare hoje a sua empresa para o futuro, enquanto não voltamos à normalidade do dia a dia faça uso da lista de ferramentas de colaboração que sugerimos em baixo, não perca o foco e mantenha a sua equipa motivada, por isso neste tempo de crise proteja-se a si, à sua equipa e ao seu negócio….

Ferramentas colaborativas para usar a partir de casa

 

Veja também: Turismo: Como devo fazer marketing em crise
Veja também: Covid-19, uma paragem que pode ser produtiva

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