POP3 ou IMAP

POP3 ou IMAP

Quando quer gerir os seus emails sem ser através de webmail, normalmente pode usar um de dois protocolos o POP (Post Office Protocol) e o IMAP (Internet Message Access Protocol).

São estes os protocolos que permitem que softwares como Outlook, Thunderbird, Windows Live mail, Mac Mail entre outros consigam conectar-se ao servidor para enviar e descarregar mensagens seja em computador como em dispositivos móveis.

A maior diferença entre eles é que o POP permite descarregar os emails para o seu computador e gerir os emails no próprio pc, enquanto que o protocolo IMAP utiliza o servidor como ponto central para a gestão dos emails, podendo dessa forma consultar os emails através de vários dispositivos diferentes, uma vez que todos estarão sincronizados, como se esteja a consultar os emails através do webmail.

Qual destes protocolos deve escolher, depende da utilização que fará, se vê apenas os seus emails num local, precisa de ver os emails mesmo quando está sem acesso à internet, não quer ter preocupação com o espaço que tem no servidor, pois pode ativar a opção que quando descarrega os emails para o seu computador ou dispositivo, estes sejam eliminados do servidor, então deve escolher o protocolo POP.

Por outro lado se precisa aceder aos seus emails enviados e recebidos em vários dispositivos, se tem sempre internet disponível nesses dispositivos que lhe permitam estar sempre com os emails atualizados, então deve escolher o protocolo IMAP.

Mas como tudo nada é perfeito e tanto um como outro têm contras, no caso do POP se eliminar os emails do servidor e os tiver apenas no seu computador, se houver alguma avaria pode perder todos os emails, pode ser mais facilmente infetado com vírus. Já o IMAP, se precisar de ler emails antigos e não tiver acesso à internet não os consegue ler, também pode haver algum problema com o servidor que o faça igualmente perder a informação, apesar de ser esta última mais difícil de acontecer.

Nada é perfeito, como foi possível verificar existem soluções para diferentes tipos de utilização.